Pages

Thursday, January 7, 2016

Ser ou não ser crítico?

Há uma diferença entre ter visão crítica e ser crítico. Ter visão crítica é algo muito importante para ampliar nosso conhecimento da realidade. Muito importante para assumir a vida diante da estagnação, sair da inércia, arriscar o vislumbre de uma nova vida.

Porém é muito comum empurrar a visão crítica para o sentimento e assumir a ilusão de que somos críticos.

TER uma visão crítica é algo muito diferente de SER critico. Quando achamos que somos críticos confundimos nossa essência existencial com algo que é apenas uma parte do todo. 

Encaramos um pedaço da realidade que nos surge como uma descoberta, mas que toca nossos ressentimentos e ficamos presos a esses ressentimentos encarando-os como uma verdade universal que defendemos com unhas e dentes, como se nossa vida dependesse da existência de determinadas idéias.

Dessa maneira assumimos a defesa de algo que consideramos uma grandiosa causa, mas que na verdade torna-se apenas uma redoma para nos escondermos diante de tantas possibilidades da vida.

Quem TEM uma visão crítica, acrescenta-se dela e depois despede-a para poder viver a vida livre daquela realidade que enxergou.

SER crítico por outro lado é ficar preso naquela determinada verdade que foi descoberta e condicionar toda a sua vida entorno daquilo.

Assim é que acontecem alguns paradoxos espetaculares como por exemplo: o anti-capitalista, que pratica a competitividade contra os capitalistas, assumindo uma prática tão criticada para defender sua visão crítica. Ou então a anti-machista que deixa de viver seus aspectos de feminilidade para assumir uma luta de igual contra os machistas.

SER crítico é continuar no desequilibrio, continuar no velho paradigma ressentindo-o como uma ato de impotência, numa eterna LUTA CONTRA sem se conseguir imaginar uma mudança, ou uma vida diferente.

TER visão crítica nos permite não nos confundir com a realidade que criticamos, mas apenas ampliar a consciência daquilo que vivemos no momento e estimular o que depois vamos abandonar. É só mais uma visão...


SER crítico é assumir o pior da escassez humana, a escassez de bons pensamentos, das novas ideias e da potência criativa. 

Quem É crítico é porque absorveu a amargura da visão crítica e estagnou-se nesse sentimento transferindo-o para tudo e todos em detrimento da observação dos pontos positivos.

TER uma visão crítica é apenas viver mais um sentimento que chega e que flui na vida. Mais um ponto que se acrescenta a uma vida abundante, criativa, livre, viva...

SER crítico é estar preso a uma personalidade, uma máscara.

No comments:

Post a Comment